sábado, 10 de outubro de 2009

Seu filho ronca?

Existem várias causas para o ronco noturno tanto agudo e temporário quanto crônico. A presença ou ausência de ronco noturno é um dado importante na avaliação pediátrica.

Estudos têm demonstrado uma associação entre ronco noturno crônico e hipertensão arterial. Essa associação pode estar presente até mesmo em casos de ronco noturno sem apnéia (quando criança pára de respirar), hipoventilação, queda de oxigênio ou distúrbio do sono. Esse achado sugere que o ronco noturno na infância pode aumentar o risco de se desenvolver hipertensão arterial significativa durante a vida adulta, caso persista o ronco.

Outros estudos mostram uma associação entre ronco noturno e alteração de oxigenação, pior aproveitamento acadêmico em crianças primárias e também alterações neurológicas.

Alguns casos de ronco são temporários, como o ronco nasal causado por secreção nasal durante um resfriado ou uma gripe. No entanto, se seu filho ronca cronicamente à noite e/ou apresenta respiração bucal durante o dia e a noite é importante discutir isso com seu pediatra!