quarta-feira, 6 de abril de 2011

Investindo na "mente" da sua criança

É inegável que as crianças são diferentes e os caminhos e processos mentais de cada uma delas é singular. Criar filhos é aprender a arte de interpretar o não dito, de redescobrir o mundo e tentar ver "como se da primeira vez" para se dar o direito de ver como nunca antes você viu. Entender o filho significa dar espaço para o diálogo e para ouví-lo mesmo quando desafiam a lógica...

Contribuir para o crescimento cognitivo e intelectual do seu filho vai muito além de escolher uma boa escola. A contribuição do ambiente familiar é inegável para a educação de uma criança.

Um artigo ressalta alguns pontos importantes para pais que querem criar um ambiente familiar propício para seus filhos. Traduzo as sugestões e deixo o link para o artigo original (que está em inglês).

* Pais que aprendem sobre funções de neurodesenvolvimento em geral e são vigilantes e responsivos aos perfis de seus filhos.

* Pais que são os principais detectores precoces de disfunção.

* Pais que agem como mestres benevolentes, ensinando seus filhos a trabalhar.

* Pais que procuram e nutrem facilidades e afinidades individuais em seus filhos.

* Pais que são advogados e defensores de seus filhos sem que "lutem as batalhas deles".

* Pais que funcionam como ouvintes interessados e envolvidos.

* Pais que colaboram e comunicam ativamente com as escolas.

* Pais que são exemplo de algum tipo de atividade intelectual (leitura, escrita, ida a museus).

* Pais que elogiam seus filhos regularmente.

* Pais que demonstram amor e respeito pelos seus filhos.

* Pais que se tornam consumidores educados da educação de seus filhos e intervenções que podem ser necessárias.

* Pais que garantem uma atmosfera intelectualmente estimulante para que linguagem, literatura e cognição sejam fortalecidos no lar assim como na escola.

* Pais que ajudam seus filhos a desenvolver táticas organizacionais e estratégicas eficientes para realização de trabalho.

* Pais que têm o cuidado de tratar irmãos como indivíduos, pessoas que podem ser diferentes em suas forças e fraquezas.

* Pais que são consultores sensíveis ao trabalho escolar de seus filhos, mas não fazem o trabalho por eles.

* Pais que estabelecem um estilo de vida que equilibra liberdade com responsabilidade e estrutura com oportunidades para auto-expressão expontânea.