segunda-feira, 7 de abril de 2014

A Magia da Literatura Infantil

Há algumas semanas, depois de uma conversa com um colega pediatra, Dr. Magno Veras, fui instigada a explorar um pouco mais um dos meus grandes amores: a literatura infantil. Desde “sempre” sou apaixonada por livros. As histórias me acompanham desde que eu me entendo por gente e vejo, em minha história, ecos e ressonâncias de experiências vividas e revividas também em histórias fictícias.

Creio que a literatura nos dá a oportunidade de viver “mais de uma vida”. Quem lê experimenta aventuras, viagens, culturas... e também emoções, interações, desafios e crescimento que, de outra forma, talvez não viveria. George R.R. Martin, autor contemporâneo que escreveu a conhecida obra “As Crônicas de Gelo e Fogo”, disse que “um leitor vive mil vidas antes de morrer, o homem que nunca lê vive apenas uma.”

Quando pensamos em leitura com nossos filhos, frequentemente as pessoas pensam no aspecto acadêmico da leitura. Muitos pensam na importância da leitura na aquisição de vocabulário, na interpretação de texto, no prazer pela aprendizagem e no “treino” da decodificação que é a linguagem escrita. Essas são boas razões para se ler para uma criança... mas creio que existem razões ainda mais importantes, e frequentemente menosprezadas, da leitura com crianças.

Quando falo na magia da literatura infantil, penso em como esse mundo literário enriqueceu o meu relacionamento com meu filho. Através dos livros e da história do “outro”, temos uma ponte para várias conversas sobre temas que poderiam ser mais difíceis de abordar se falássemos apenas dele. Através de histórias do “outro”, tivemos a oportunidade de reviver experiências da vida dele, mas conseguindo entende-las com outra perspectiva. Às vezes, através das palavras do livro, das imagens e ilustrações ou da vivência do personagem, meu filho encontra a forma para compartilhar, dividir, expressar, interpretar e compreender as experiências que ele mesmo vive.

Quando lemos, temos o direito de, por um tempo, vivermos na pele de um personagem. Esse personagem pode nos representar muito bem... mas esse personagem, com o qual nos identificamos temporariamente, pode também ser o colega de classe, a mãe, o pai, o irmão mais velho, o irmão mais novo... Ao ler para uma criança e coloca-la, por um tempo, no lugar desse personagem, ela tem a oportunidade de ver o mundo com outro olhar. Há estudos apontando, por exemplo, a importância da literatura infantil na socialização e aprendizagem de empatia.

Mas qual livro ler?

A primeira coisa a se manter em mente é que muito antes de aprenderem a ler, as crianças já são capazes (muitas vezes com maior habilidade e sensibilidade que os adultos) de ler as imagens e ilustrações que acompanham os livros de figuras infantis. Além disso, a capacidade de compreensão de uma história não está ligada à capacidade de ler. Em geral, só aos 9 ou 10 anos que a capacidade de leitura da palavra escrita – sozinho – alcança a capacidade de compreensão.

Sendo assim, ler para seu filho não tem idade para começar... e nem para terminar. Podemos ler para bebês para que acostumem com a cadência da leitura em voz alta, para que sejam expostos a vocabulário e para que aprendam a manusear e se envolver com as imagens lidas e interpretadas. Podemos ler para pré-escolares para que sejam expostos a um vocabulário cada vez mais rico e também para que, através das histórias, tenham oportunidade para aprender a ter empatia e também para criar um espaço para compartilharem suas dúvidas sobre a interação com o mundo e com o outro. E, porque não, podemos ler para os escolares, os adolescentes, até mesmo os adultos! Compartilhar uma história é também compartilhar de uma oportunidade para discutir idéias, impressões, visões de mundo, perspectivas, sentimentos...

Jim Trelease, autor do excelente livro, “The Read-Aloud Handbook” (não existe tradução, mas para quem lê em inglês é um livro fascinante com ótimas dicas também de livros) fala da importância da leitura em voz alta. Ele ressalta a importância de se ler para a criança, principalmente até que ela alcance a habilidade de leitura que seja equiparável a seu nível de compreensão, já que compreendem histórias, muitas vezes complexas, muito antes de conseguirem lê-las sozinhos. Além disso, o ler juntos é um momento familiar único.

Segue uma lista inicial de sugestões de livros – enfatizando a faixa etária pré-escolar até em torno de 8 anos de idade – por temas. Eventualmente, no futuro, até pretendo comentá-los, mas, por enquanto, seguem os títulos. Vários estão repetidos porque contemplam mais que apenas um tema.

Lembrem-se que nenhuma lista está completa e a minha aventura na literatura infantil em português está apenas começando... Aceito toda e qualquer indicação e continuarei a me mergulhar nesse mundo mágico. E você? Tem algum livro que faz parte da sua história? Algum livro que gostou de compartilhar com seu(s) filho(s)?

Alguns desses títulos temos na biblioteca do consultório

Amor/Familia
Onde Vivem os Monstros – Maurice Sendack
Adivinha Quanto Eu te Amo – Sam McBratney
Pé de Pai – Isabel Minhós Martins
Pedro e os Cacarecos – Simone Barra

Amizade
Stellaluna – Janell Cannon
Romeu e Julieta – Ruth Rocha
Curdoroy – Don Freeman
Lino – André Neves
Três Ursos – Cliff Wright

Ida ao Médico
Eram Cinco – Ernst Jandl

Medo
Eram Cinco – Ernst Jandl
Dentro deste Livro Moram Dois Crocodilos – Claudia Souza
Onde vivem os Monstros – Maurice Sendack
A Tatuagem – Reconto do Povo Lua – Rogério Andrade Barbosa

Solidão
Eram Cinco – Ernst Jandl

Preconceito/Inclusão/Bullying/Respeito às Diferenças
O Dragão e o Cavaleiro – Do jeito que a princesa contou – Mauricio Veneza
O Lobo Voltou – Geoffroy de Pennart
O Clube do Arco-Iris – Annette Aubrey
Chapeuzinho Redondo – Geoffroy de Pennart
Flicts – Ziraldo
Romeu e Julieta – Ruth Rocha
A Fantástica Máquina dos Bichos – Ruth Rocha
Leva Vento, Leva – Regina Rennó
Shrek! – William Steig
O Abacateiro Bagunceiro – Jonas Ribeiro
O Apelido de Mariana – Cristina Von
Beijinhos Não Dou – Erica-Jane Waters
E eu com Isso?! Aprendendo sobre respeito – Coleção Valores – Brian Moses & Mike Gordon
Coleção Espelho Meu: O Menino Baixo, O Menino Alto, A Menina Feia, A Menina Bonita e Uma Menina e as Diferenças – Cristina Von
Dois Chapéus Vermelhinhos – Ronaldo Simões Coelho
Elmer, O Elefante Xadrez – David McKee
O Tigre e a Diversidade – José Morán e Jesus Gabán
Uma Meia Azul – Emily Ballou
Stellaluna – Janell Cannon
Max – Bob Graham
A Festa no Céu – Adaptação de Angela Lago
One – Kathryn Otoshi – Esse também é em inglês, mas as imagens falam por si só e é excelente!

Mudança de Paradigmas
Depois da Montanha Azul – Christiane Gribel
O Abacateiro Bagunceiro – Jonas Ribeiro
Chapeuzinho Redondo – Geoffroy de Pennart
Beautiful Oops – Barney Salzberg (esse é em inglês – mas é maravilhoso)
A verdadeira história dos três porquinhos – Jon Scienszka
Dois Chapéus Vermelhinhos – Ronaldo Simões Coelho

Auto-estima
Max – Bob Graham
Meu Cachorro é um Elefante – Rémy Simard
Cabelo Doido – Neil Gaiman
Coleção Espelho Meu: O Menino Baixo, O Menino Alto, A Menina Feia, A Menina Bonita e Uma Menina e as Diferenças – Cristina Von
Dois Chapéus Vermelhinhos – Ronaldo Simões Coelho
Peppa – Silvana Rando
Depois da Montanha Azul – Christiane Gribel
Stellaluna – Janell Cannon
Beautiful Oops – Barney Salzberg (esse é em inglês, mas é maravilhoso)
A Festa no Céu – Adaptação Angela Lago
Elmer, O Elefante Xadrez – David McKee
A Tatuagem – Reconto do Povo Lua – Rogério Andrade Barbosa

Obediência
Onde Vivem os Monstros – Maurice Sendack
A Tatuagem – Reconto do Povo Lua – Rogério Andrade Barbosa

Gratidão/Empatia
Doutor de Soto – William Steig
Meu Cachorro é um Elefante – Rémy Simard
Para o Seu Almeida, Com um Abraço – Elisabeth Steinkellner

Generosidade/compartilhar
Doutor de Soto – William Steig
Para o Seu Almeida, Com um Abraço – Elisabeth Steinkellner
A Árvore Generosa – Shel Silverstein
Meu Cachorro é um Elefante – Rémy Simard
Bibi Compartilha Suas Coisas – Alejandro Rosas
Três Ursos – Cliff Wright
Pipo e Póli e a Superpatinete – Axel Scheffler
Tinha uma Pedra no Meio do Caminho – Jan Marais
Se os Brinquedos Falassem – Sandra Campos

Mentira/Honestidade
A Festa no Céu – Adaptação Angela Lago
A Verdadeira História dos Três Porquinhos – Jon Scieszka
Não Fui Eu! Aprendendo sobre Honestidade – Brian Moses & Mike Gordon

Guardar Brinquedos/Cuidar dos Brinquedos
Beleléu – Patrício Dugnani
Se os Brinquedos Falassem
Pedro e os Cacarecos – Simone Barra

Limitar TV e tela
Chega de TV – Jan & Stan Berenstein

Persistência
Tinha uma Pedra no Meio do Caminho – Jan Marais
Escola de Chuva – James Rumford

Alzheimers/Idoso
Guilherme Augusto Araujo Fernandes – Mem Fox

Morte
Como Natureza – Fabio Monteiro
Para Sempre no Meu Coração – Annette Aubrey

Multicultural
Escola de Chuva – James Rumford
A Tatuagem – Reconto do Povo Lua – Rogério Andrade Barbosa
Dois Chapéus Vermelhinhos – Ronaldo Simões Coelho

Contentamento
Que Vida eu Quero Ter? – Susana Maria Fernandes
Alvinho e os Presentes de Natal – Ruth Rocha

Boas Maneiras
Quem soltou o Pum? - Blandina Franco e José Carlos Lollo
Para o Seu Almeida, Com um Abraço – Elisabeth Steinkellner

Retirada de Fraldas
O que tem dentro da sua fralda?
Hora de Fazer xixi – Antônio Hohlfeldt
Cadê Meu Penico? – Mij Kelly
A Incrível Fábrica de Cocô, Xixi e Pum – Fatima Mesquita

Fisiologia/Funcionamento do Corpo/Doenças
Como Natureza – Fabio Monteiro
Até as Princesas Soltam Pum – Ilan Brenman
O Dariz – Olivier Douzou
Meu Corpo da Cabeça aos Pés – Lisa Bullard
A Incrível Fábrica de Cocô, Xixi e Pum – Fatima Mesquita

Relação entre Irmãos
O Mundo Mendelévio e o Planeta Telúria – João Marcos

Consumismo
Alvinho e os Presentes de Natal – Ruth Rocha

Dificuldade Alimentar/Rejeição Alimentos/Alimentação Saudável
A Princesa e as Ervilhas – Caryl Hart

Reciclagem

Bugingangas – Hye Eun Shin