quinta-feira, 5 de março de 2009

Atividade Física na Pré Escola


Há um consenso de que crianças pré escolares devem fazer atividade física tanto livre quanto estruturada. Há uma recomendação de que a criança entre 2 e 5 anos de idade faça 60 minutos (ou mais) acumulados de atividade física estruturada ao longo do dia - além de 60 minutos de atividade física livre.

Isso significa que além da brincadeira espontânea de correr, agachar, subir, rolar, etc, a criança deve ser estimulada a fazer atividades como brincar de bola, correr com objetivo de alcançar um lugar, etc. A atividade estruturada é aquela supervisionada e orientada por adulto. Não significa esporte "formal", mas sim orientada.

Alguns estudos tem apontado para uma tendência global ao sedentarismo. Revisão de vários estudos mostrou que a maior parte do tempo do pré-escolar é gasta com "inatividade" (períodos em que ficam sentados assistindo TV, brincando com jogos eletrônicos, etc).

Um estudo pesquisou o ambiente das escolinhas frequentadas por crianças dessa faixa etária para determinar se isso influenciaria o nível de atividade física dessas crianças ao longo do dia. As crianças usaram acelerômetros para medir a atividade física ao longo do dia. Concluiu-se que o ambiente onde a criança passa o seu dia influencia o nível de atividade física da criança.

Algumas coisas que favorecem atividade física infantil são:

* Turmas menores (menos que 15 crianças por sala de aula)
* Maior espaço físico de parquinho e sala de aula
* Menor uso de meios eletrônicos (computador, filmes, TV) enquanto dentro da escolinha
* Maior número de excursões programadas pela escola
* Maior envolvimento com a comunidade local e com os pais
* Tempo do dia em que a criança permanece no ambiente externo da pré escola (parquinho)
* Oportunidades de atividade física promovida pelos professores
* Treinamento de professores e formação
* Maior quantidade de equipamento móvel de parquinho (tipo bola) em relação a equipamento fixo

Essas recomendações podem ser também extrapoladas para o cuidado com pré-escolares em casa. É importante promover tempo ao ar livre, espaço para correr, brinquedos simples que exijam criatividade e movimentação.

Referência: Policies and Characteristics of the Preschool Environment and Physical Activity of Young Children. PEDIATRICS Volume 123, Number 2, February 2009.

Nenhum comentário: