Novos estudos confirmam a associação entre exposição prolongada a televisão e/ou video game e distúrbios de atenção em crianças (PEDIATRICS Vol. 126 No. 2 August 2010, pp. 214-221 (doi:10.1542/peds.2009-1508).
Muitas vezes me perguntam quanto tempo é o "ideal". No fundo, não existe "ideal". Cada família deve avaliar e chegar à sua conclusão. No entanto, alguns princípios podem ser observados:
* Desligar a televisão a não ser que estejam assistindo a um programa ou filme específico. Deixar a televisão ligada continuamente enquanto outras tarefas ou atividades estão sendo realizadas cria um hábito de "barulho" de televisão contínuo e dificulta a atenção referente a tais tarefas.
* Evite televisão durante as refeições.
* Priorize filmes ou programas em DVD (principalmente para crianças mais novas) e assista com seu filho sempre que possivel. Assim, você conhecerá o que ele (a) está assistindo.
* Se for assistir à televisão, conheça os programas que seu filho está assistindo.
* Quarto de criança não é lugar de televisão. Em primeiro lugar, a televisão no quarto dificulta a possibilidade de monitoramento por parte dos pais. Em segundo lugar, facilita a televisão noturna que pode gerar dificuldades com o sono.
* Tenha alternativas - dentro e fora de casa - para reduzir o tempo de televisão. Seja criativo!
* Invista em livros para seu filho - leia com ele, contem histórias...
* Seja um bom exemplo!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário