Ler é uma das minhas coisas preferidas. AMO ler. Sou viciada em livros - e não tenho nenhuma intenção em abrir mão desse meu vício. Pelo contrário: quero contaminar os outros com essa mania maravilhosa!
Muitos pais querem que seus filhos cresçam com um gosto pela leitura, mas não sabem bem quando ou como começar. O quando é desde sempre... o exemplo dos pais é o primeiro - e muito importante - passo para que uma criança aprenda a gostar de livros.
Em pré escolares é importante que os livros estejam presente na vida das crianças como algo a ser curtido, explorado, manuseado... A leitura não precisa (nem deve) ser um momento estruturado ou obrigatório. Não se pode esperar que uma criança pequena (principalmente menor que 3 anos) se sente quietinho e caladinho para ouvir uma história. Não que isso não aconteça! Na medida em que vão se apaixonando pelos livros e quando lemos os preferidos ou na hora certa, é comum ver crianças pequenininhas hipnotizadas por um livro.
Mas, com os pequenos, assim como em tudo com essa faixa etária, a leitura deve ser algo lúdico. De início, é muito mais uma questão de manusear os livros, apontar para imagens dizendo o nome, depois falando o nome de árvore, pássaro, etc e pedindo para eles apontarem... É uma forma de expandir vocabulário e criar um amor por livros.
Aos poucos as crianças começam a "ler" as imagens e inventar as histórias. Não precisa se preocupar em ler as palavras "certas". Não é necessário seguir um roteiro. Nessa fase, as imagens falam mais que as palavras. Às vezes, eles memorizam uma ou outra parte do livro. Pode até começar lendo... e assim que eles se cansam - ou quando começam a interagir - abra mão do roteiro para criar com eles em cima das figuras.
Gradativamente as crianças começam a querer ouvir a história como ela está escrita. Começam a entender o conceito de escrita - muito antes de ler.
Seguem algumas dicas:
* Tenha livros resistentes em lugares visíveis e de fácil acesso para a criança.
* Sempre que possivel, deixe que seu filho escolha o livro que será lido.
* Garanta uma variedade de livros- histórias, rimas, humorísticos, didáticos...
* Tenha, na rotina, vários momentos para leitura.
* Não use o tempo de leitura como castigo ("Mamãe não vai ler para você se você não...")
* Limite o tempo de acesso à televisão.
* Esteja disposto a ler apenas partes de um livro e páginas fora de ordem.
* Leia sempre que seu filho(a) pedir.
* Deixe seu filho segurar o livro e virar as páginas se ele(a) quiser.
* Sente próximo do seu filho - ou segure-o(a) em seu colo - enquanto lê.
Ensinar a gostar de livros significa estimular o diálogo sobre as histórias, encenar as histórias, curtir os livros, comparar livros... Quem gosta de livros reconhece o prazer que é se sentar em meio a uma pilha de livros e sonhar, viajar e se aventurar junto com os personagens!
E, como diria C.S. Lewis, um bom livro é um bom livro aos 8 ou aos 80 anos! Aproveite essa oportunidade para ler com seu filho e descobrir a delícia que é a literatura infantil!
sexta-feira, 12 de novembro de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
E é muito legal "colher os frutos". Quando as crianças já estão maiores e você "escuta aquele silêncio" na casa e quando vê tem uma criança na cama lendo um novo livro. Minha dica é ter no quarto da criança alguns livros e sempre troca-los. Sempre que tem um "bolinho" de livros diferentes, eles ficam curiosos para ver a novidade. Na idade dos meus, as revistinhas em quadrinho também fazem sucesso, por isso, de vez em quando temos o passeio à banca, onde eles olham várias revistinhas e escolhem a querem trazer. A Turma da Mônica já tem até versão em inglês e eles curtem muito.
Postar um comentário