quinta-feira, 15 de maio de 2008

Registro de Palavras

Quando eu engravidei, fui "abraçada" por todos os pacientes... Vocês participaram da gestação do Mateus de uma forma super gostosa e senti o carinho de vocês a cada consulta.

Mas hoje queria falar de um presente especial que ganhei da Nilza... a babá da Gabi. Tenho certeza que ela não se importará com a divulgação da sabedoria e da idéia dela.

Ela me deu um livrinho para registrar as palavras do Mateus.

O processo de aquisição de linguagem é uma delícia de assistir. Tem a emoção das primeiras vezes... A primeira palavra, a primeira vez que fala papai (que geralmente vem primeiro), que fala mamãe, que fala eu te amo... Não tem como não ficar emocionado.

Mas vai além das primeiras vezes... Tem também o falar "errado". As distorções de pronúncia, as construções de frase inéditas, as expressões que só eles usam...

O objetivo do caderninho, de acordo com a sábia Nilza, é registrar. Ela contou que fez de todas as crianças de quem já cuidou. Contou ainda que é uma delícia, depois de mais velhos, ler com eles o caderninho e lembrar de como falavam e o que falavam...

Então fica a sugestão para vocês... Como Nilza, vamos registrar algumas coisas da fala dos filhotes?

Nenhum comentário: