quarta-feira, 30 de julho de 2008

Bebês em Piscina - Alguns Esclarecimentos

O bebê precisa completar o esquema vacinal antes de freqüentar uma piscina?

A recomendação de se esperar completar o esquema vacinal é porque, no sistema público, ainda se usa o vírus vivo (atenuado) de pólio na vacinação de crianças (a vacina do “Zé Gotinha”. Uma pessoa não vacinada, tendo contato com o vírus atenuado tem um risco pequeno (mas não isento) de adquirir a doença. Desta forma, o ideal seria esperar o 6º mês de vida antes de iniciar a natação para bebês. Em países onde a vacina para pólio é sempre acelular (como na Inglaterra ou Estados Unidos) não existe essa restrição.

No entanto, a probabilidade de adquirir uma infecção por difteria, pertussis, Haemophilus, Meningite C, Tétano e pólio (doenças que são cobertas pelas vacinas dadas nos primeiros 6 meses de vida) é muito pequena. Desta forma, mesmo a criança não vacinada tem risco pequeno ou, para algumas doenças nenhum risco, de adquirir essas doenças em piscinas.

E em relação à alimentação?

O ideal é que o bebê não nade com fome ou com sono pois vai ficar irritado. Após a refeição é bom esperar por volta de meia hora a uma hora antes de entrar na água.

O bebê pode fazer natação quando está doente?

Não.

O que devo vestir no bebê?

Pode se usar fraldas próprias para natação, no entanto elas tendem a “pesar” e podem dificultar a natação. Coloque sunga ou biquíni com elástico firme suficiente para ser capaz de conter as fezes caso ocorra um acidente.

Nenhum comentário: