quinta-feira, 21 de agosto de 2008

Arrumando a Bagunça...

Brinquedo guardado não tem graça, não é? Para brincar, tem que tirar da caixa, do armário, da prateleira... Faz parte da brincadeira tirar o brinquedo do seu lugar.

Mas faz parte da educação ensinar a devolver o brinquedo ao lugar quando termina a brincadeira. O guardar, no entanto, não precisa ser traumático ou ruim. Mary Poppins já ensinou (para quem não viu o filme, é antigo, mas vale a pena) que quando a gente aprende a fazer as coisas de um jeito divertido, tudo fica mais gostoso!

Algumas dicas:

* Seja um exemplo - guarde também suas coisas e guarde junto com a criança

* Aprenda a ser tolerante também com o momento da criança - ordem sem exagero e sem excesso de cobrança

* Transforme o momento da organização em um momento de estar junto - um tempo que pode ser agradável

Alguns livros de dica:

* Beleléu - Patrício Dugnani

* Bagunçado ou Bem Guardado - Luíza Meyer

Os dois livros em breve estarão em nosso acervo e podem ser emprestados aos pais que quiserem utilizar com seus filhos. Para empréstimo de livros, contactar June - 91764666.

Um comentário:

Ju disse...

O Beleléu...
Hoje trouxe o livrinho do Beleléu para casa e as crianças acharam muito legal. O Rafa disse: "mas mamãe, não existe monstrinho"... Então eu disse: "de hoje em diante eu sou o Beleléu da casa"... Rapidinho todos os brinquedos que estavam espalhados foram guardados, pois ninguém queria que seus brinquedos "desaparecessem". E como diz o Beleléu "hi hi hi". Enfim, Amarilis, obrigada pelo empréstimo!