sexta-feira, 5 de junho de 2009

Vacinação



Algumas pessoas pediram para abordarmos, no blog, a questão das vacinas.

A verdade é que vacinação é uma questão que está sempre em evolução. Existem várias vacinas em processo de pesquisa (ainda não disponíveis) como a vacina para dengue. Existem vacinas que estão disponíveis hoje apenas na rede particular, mas com perspectiva de inclusão na rede pública. Para uma mesma patologia, às vezes temos vacinas diferentes na rede pública e particular (com variação em relação à cobertura e/ou efeitos adversos).

O calendário público não é o mesmo em todos os estados do Brasil, nem tampouco no mundo. Algumas vacinas, como febre amarela e BCG (contra tuberculose), não são dadas em alguns países desenvolvidos do hemisfério norte.

Quando há atraso vacinal (por doença, retenção em hospital, prematuridade, esquecimento, uso de corticóides sistêmicos por tempo prolongado, uso de imunoglobulina, etc) todo o calendário deve ser modificado e organizado de forma a oferecer à criança as vacinas necessárias com o intervalo adequado entre elas.

O cartão de vacinas deve ser levado em toda consulta ao pediatra e é nesse momento que serão indicadas as próximas vacinas. Mesmo após 2 anos de idade (inclusive durante a adolescência), a criança deve ir ao pediatra para consulta de rotina, puericultura e profilaxia a cada 6 meses ou, no máximo, a cada ano. Nesse momento pode-se discutir quais vacinas deverá tomar, quais novas vacinas estão disponíveis e se, nessa idade, a criança pode ter acesso a essas vacinas, etc.

O calendário vacinal recomendado pela Sociedade Brasileira de Pediatria, em 2009, encontra-se abaixo. Mas ressaltamos que algumas crianças poderão receber vacinas em idades diferentes dessa, caso haja indicação do pediatra. Além disso, as vacinas podem ser combinadas e, desta forma, o nome descrito no cartão de vacinas não é o mesmo do que lerão no calendário abaixo. Para saber as recomendações em relação a vacinas combinadas (mais de uma vacina em uma mesma injeção), diferença entre as disponíveis no sistema público e privado e qual é mais indicada para seu filho, converse com seu pediatra!

Recém nascido - BCG e Hepatite B
1 mês - Hepatite B (poderá também ser dada com 2 meses de idade)
2 meses - Hepatite B + Hib + DTPa/DTP + Rotavirus + Pneumocócica 7-valente + contra Poliomielite (idealmente VIP)
3 meses - Meningocócica C
4 meses - Hib + DTPa/DTP + Rotavirus + Penumocócica 7-valente + Poliomielite (ideal VIP)
5 meses - Meningocócica C
6 meses - Hepatite B + Hib + DTPa/DTP + Rotavirus + Pneumocócica 7-valente + contra Poliomielite + Gripe
7 meses - Gripe (2a dose)
9 meses - Febre Amarela
12 meses - Meningocócica C + Varicela + Triplice Viral + Hepatite A
15 meses - DTP/DTPa + Hib + Poliomielite + Pneumocócica
18 meses - Hepatite A (2a dose)
4 a 6 anos - DPT/DTPa + Poliomielite + Triplice viral + Varicela
9 a 10 anos - HPV (em 3 doses, primordialmente para meninas, mas a recomendação provavelmente se extenderá a meninos)
14 a 20 anos - dTpa

Reforço, mais uma vez, a importância de discutir cada criança com o pediatra e individualizar o atendimento. As recomendações gerais são exatemente isso, recomendações generalizadas. Seu filho é único e merece atendimento individualizado.

Nenhum comentário: