segunda-feira, 1 de junho de 2009

Teste da Orelhinha



A triagem auditiva, carinhosamente apelidada de “Teste da Orelhinha” é um exame simples, indolor e rápido. O objetivo do exame é detectar perda auditiva congênita que é tido como o defeito congênito mais freqüente ao nascimento. Portanto, a chance do teste da orelhinha ser positivo é muito maior que um resultado positivo no teste do pezinho (para qualquer uma das doenças testadas).

Além dos defeitos congênitos, existem perdas progressivas ou agudas que podem ocorrer nos primeiros meses de vida e devem ser detectados e tratados precocemente.

A justificativa pela triagem neonatal, ao invés de aguardar idades mais avançadas, é que pode haver uma perda de algumas freqüências, não impedindo que o bebê reaja a alguns sons (o que pode dar uma impressão de audição normal), mas que o impeça de ouvir aos decibéis utilizados na linguagem oral.

Quando a perda auditiva é detectada e a intervenção ocorre antes dos seis meses de idade, o desenvolvimento da linguagem da criança é comparável ao de crianças com audição normal.

Quando a perda não é diagnosticada por meio de triagens (como o teste da orelhinha), geralmente o diagnóstico (feito através de suspeita e confirmação por parte de familiares, professores e pediatras) é entre 14 meses e 3 anos de idade. Nessa fase já houve comprometimento de estruturas neuronais necessárias ao desenvolvimento de linguagem, aquisição de linguagem verbal, socialização, vocabulário de tamanho adequado para idade, compreensão de leitura em idades mais avançadas, etc.

A triagem deve ser feita idealmente entre 7 e 30 dias de vida, mas sempre antes dos 3 meses de idade para que o tratamento possa ser feito no máximo aos 6 meses. Idealmente todo recém nascido faria o teste da orelhinha, mas alguns estão com risco maior para perda auditiva e devem ser priorizados.

2 comentários:

Unknown disse...

meu filho tem 1ano e 10meses,nao quer andar e se comunica pronunciando um som "ah" conhece os objetos ,sabe o nome das pessoas mas nao fala o nome de ninguem e fica em pé seguro nos moveis ou em alguem e quando é mandado para ficar em pé ele sai engatinhando. por favor o que fazer estou triste e preocupada , é normal ou tenho que descubrir o que aconteceu

Patrícia Ribeiro, Fonoaudióloga em Belo Horizonte (MG) disse...

Olá Angélica!

No segundo ano de vida, normalmente, uma criança possui um vocabulário de aproximadamente 12 palavras claras. É claro que esse número varia de criança para criança, de acordo com as experiências que ela teve ao longo do desenvolvimento. Para tirar as suas dúvidas e para você entender porque o seu filho ainda não está falando, lhe aconselho a procurar um Fonoaudiólogo. Um abraço!